FIERN participa da solenidade de abertura do Fórum Estadual Mineral
- UDI SESI
- 23 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte participou, na quinta-feira (23), da abertura da quarta edição do Fórum Estadual Mineral do RN (FEM), promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDEC), que acontece até esta sexta-feira (24), na Escola de Governo, em Natal. O presidente do Sindicato das Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais Não Metálicos do Rio Grande do Norte (Sindiminerais-RN), Mário Tavares representou o presidente da FIERN, Roberto Serquiz.
Tavares destaca que o fórum é um dos principais eventos do setor mineral no país, reunindo anualmente a comunidade científica, acadêmica e setor produtivo, além de autoridades de importância nacional, incluindo dirigentes da Agência Nacional de Mineração e do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). E ressalta a importância do setor para a economia do estado. “Basicamente o setor da mineração fornece insumos para toda a indústria do Rio Grande do Norte. A importância dela é muito grande, não só na geração de emprego, mas na geração de renda e na movimentação da economia. Todos os outros setores dependem da mineração”, disse.
O evento tem a finalidade de promover a troca de experiências e provocar discussões importantes no campo técnico e de políticas públicas para enfrentar gargalos e superar desafios, possibilitando um novo horizonte de investimentos na mineração do Rio Grande do Norte e do Brasil.
O vice-presidente da FIERN Marcelo Rosado, que também participou do evento, pontua que o Rio Grande do Norte é muito rico em produtos minerais, com jazidas volumosas. Para Marcelo é imprescindível a discussão do fórum e aproveitamento das tecnologias novas existentes para viabilizar processos de agregar valor à mineração, e aos nossos produtos.
“Nós sabemos que temos muita riqueza, mas essa riqueza ainda não se transformou ainda em prosperidade para o Rio Grande do Norte. Esse tipo de discussão faz a gente visualizar o que é que a gente tem de prosperidade para o futuro, mas isso necessita de articulação, investimento, preparação, qualificação de mão-de-obra para que isso se transforme em uma realidade, onde as pessoas possam usufruir de geração de emprego, e qualidade de vida. Nós temos o sal marinho, calcário, petróleo, o ouro, a xelita, tantas riquezas. Então este é um grande momento”, diz o industrial.
Com o tema “A Mineração no Rio Grande do Norte: Avanços e Desafios”, o fórum é prestigiado por vários segmentos econômicos e da sociedade. “Este Fórum já se tornou um dos eventos mais importantes do país no setor de Mineração”, diz o secretário do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado. “O setor de mineração para o estado é muito importante a partir de água mineral. Aí tem o sal, tem o ferro, tem o feldspato, nós temos a maior fábrica de feldspato do Brasil. Quando você vê porcelanato ou louça fina, tem o feldspato do Rio Grande do Norte. Caulim, xelita, que continua produzindo no Rio Grande do Norte. Ouro que vai começar a produzir agora, a aura, que está no processo de terraplanagem o ano que vem, com obras civis o ano todo e no início de 2025 produzindo ouro mesmo. Isso é muito importante”, completa.
Ele informa que na área mineral o estado está atraindo fábricas em todos os setores industriais. “A única mina legalizada de turmalina paraíba do Brasil é aqui, em Parelhas; e se viabilizou porque foi dado o projeto de incentivo que compensa. E mais, dentro de dois anos teremos três minas de ferro, em Cruzeta, que os equipamentos já estão lá, em janeiro começa a produzir aí para valer. A de Jucurutu também vai voltar. Teremos também a nova fábrica de cimento, que vai ser em Tangará, eles estão investindo muito, já investiram 126 milhões ali. E eu espero que nesses próximos anos a gente tenha mais de 10 mil empregos gerados diretamente na mineração”, destaca o secretário.
Fórum de ReciclagemEm seu discurso de abertura, o secretário de estado do Desenvolvimento Econômico citou a realização do Fórum de Reciclagem e Resíduos Sólidos do RN, realizado na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), iniciativa é do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte (Sindirecicla-RN), em parceria com o IFRN, e com o apoio da FIERN. “Vimos no evento na FIERN a presença do setor empresarial e da academia buscando soluções para o desenvolvimento econômico”, diz o secretário. Durante o Fórum de Reciclagem entes públicos e entidades privadas firmaram um acordo com o propósito de que o Rio Grande do Norte se torne um dos estados que mais pratica a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos do Brasil.
Texto e fotos: Jô Lopes Edição: Sara Vasconcelos #FIERN #SINDIMINERAIS #SINDIRECICLA
Veja a matéria no portal de notícias da FIERN:
Commentaires