FIERN participa de audiência pública para criação de frente Parlamentar para Gestão Inteligente e Sustentável na ALRN
- UDI SESI
- 23 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) participou, nesta segunda-feira (5), da audiência pública para instalação da Frente Parlamentar para Gestão Inteligente e Sustentável na Assembleia Legislativa do RN (ALRN). Os presidentes das comissões temáticas de Meio Ambiente (COEMA), Marcelo Rosado, e de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC), Djalma Barbosa da Cunha Júnior, representaram a Federação na audiência.
Proposta pelo deputado estadual Hermano Morais, com o tema “A importância da sustentabilidade e inovação na gestão pública e privada – maximizando os benefícios econômicos, ambientais e sociais”, a audiência aconteceu no Plenário Cortez Pereira, na data que coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
O presidente da COEMA/FIERN enalteceu a iniciativa de criação da frente e a importância do debate entre as diferentes partes interessadas no tema. “Foi possível colocar frentes de trabalhos que são complementares, como a Academia, iniciativa privada, setor público estadual e municipal. Isso se torna producente no momento em que essas visões estão em harmonia, o que significa a possibilidade de atender a sociedade, pois o que há de demandas já começa a ser discutido no sentido de oferecermos soluções que atendam às exigências de todas essas partes”, afirma.
“A Federação das Indústrias tem muito a contribuir, haja vista que a gente já tem uma agenda nesse sentido e certamente estamos à disposição para avançar e colocar em prática uma legislação que estimule e fomente essa reaplicação de resíduos nos nossos processos industriais, substituindo matéria-prima virgem. Com isso, menos lixo é encaminhado para os aterros sanitários e menor será a extração de matéria-prima virgem da natureza”, completa Marcelo.
Para o presidente da COINCITEC/FIERN, Djalma Júnior, a frente parlamentar sai na frente na discussão das políticas ambientais. “E esse tema está totalmente conectado com a tecnologia, porque não se fazem programas ambientais, educação ambiental e melhorias ambientais sem tecnologia por trás. A tecnologia vem justamente para gerar informação e para a análise dados que ajudam a mensurar resultados”, ressalta.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte (SindRecicla-RN), Etelvino Patrício, também participou da audiência e destacou a importância do evento e da frente parlamentar para o setor de reciclagem. “No mês de maio aconteceu, no Congresso Nacional, a instalação da Frente Parlamentar de Reciclagem e, com essa frente de Gestão Inteligente e Sustentável na ALRN, esperamos que possamos refletir esses temas nacionais na realidade do nosso estado”, declara.
Já o deputado estadual Hermano Morais comenta que a gestão sustentável é essencial para o desenvolvimento econômico. “A discussão sobre sustentabilidade está em pauta em todo o mundo. Trazer esse tema, ligado à inovação e tecnologia, é fundamental para debater o crescimento econômico respeitando o meio ambiente e gerando oportunidades para futuras gerações”, aponta.
A audiência ainda contou com a palestra “Inovação e sustentabilidade – desafios e oportunidades na gestão pública e privada”, proferida pelo professor Handson Cláudio Dias Pimenta, do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do RN (IFRN). Na apresentação, o professor, que coordena o Núcleo de Estudos em Sustentabilidade Empresarial, destacou a melhoria do nível de educação o combate do desperdício e a governança em operações como principais pontos para a otimização da gestão.
Frente Parlamentar
A Frente Parlamentar para Gestão Inteligente e Sustentável objetiva difundir conhecimento e boas práticas para promoção do desenvolvimento sustentável e inovação no âmbito da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, sociedade civil organizada e atividades empresariais. A frente também focará na revisão de leis e proposição de novas leis que induzam a gestão inteligente e sustentável no espaço urbano e rural, na administração pública e nos sistemas empresariais da economia potiguar.
A referida Frente Parlamentar tem nos seus objetos de trabalho e discussão o respaldo no conhecimento científico e técnico e envolverá diferentes atores sociais. Governo estadual, prefeituras, câmaras municipais, órgãos ambientais, universidades, institutos federais e das federações empresariais serão engajados para potencializar a difusão do conhecimento e melhores práticas e na construção e revisão de leis.
A Assembleia Legislativa defende, por meio da Frente Parlamentar, que base conceitual para gestão inteligente e sustentável está ancorada na inovação, na tecnologia, no conhecimento e no uso sustentável de recursos naturais e espaços, de forma a agregar valor para a ALRN, para a sociedade civil e atividades produtivas potiguares. As cidades inteligentes, ou smart cities, estão dentro dessa Gestão Inteligente e Sustentável. Elas são centros que conseguem alinhar os avanços tecnológicos com o progresso social e ambiental, através das tecnologias digitais e disruptivas. Veja a matéria no portal de notícias da FIERN:
Comments