Sindmóveis-RN e Sindicer-RN debatem parceria entre setores para aproveitamento de resíduos e geração de combustível
- UDI SESI
- 23 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
O Espaço Empresarial da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) articulou uma reunião entre os presidentes Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do RN (Sindimóveis-RN), Ney Robson Alves, e do Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção do RN (Sindicer-RN), Carlos Vinícius Lima, na tarde desta segunda-feira (27). Durante o encontro, os industriais debateram as possibilidades de uma parceria entre os setores.
A ideia principal da cooperação é a instalação de um centro de reaproveitamento dos resíduos de madeira gerados pelo setor moveleiro para produção de combustível para as fábricas de cerâmica. Eles ainda debateram a possibilidade de incluir o Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN (SindRecicla-RN) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon-RN) na parceria.
“Conversamos sobre dores comuns para os setores”, destaca o presidente do Sindicer-RN. “Na indústria de cerâmica temos uma dificuldade enorme referente ao combustível, enquanto o setor moveleiro tem uma oferta de um resíduo que é justamente nosso combustível, então queremos entender como uniremos esforços para buscar a solução ideal”, completa Lima.
O presidente do Sindimóveis-RN ressalta que “foi um encontro muito proveitoso”. “O segmento moveleiro tem um problema com o resíduo de matéria prima que é gerado continuamente e surgiu a oportunidade de abastecer um outro segmento, que é o da cerâmica. Com isso, podemos conseguir uma solução para ambos, podendo incluir, ainda, os setores da construção civil e reciclagem”, acrescenta Ney Robson.
Já o gerente do Espaço Empresarial da FIERN, Marcelo Dantas, aponta que a parceria pode render outros proveitos. “Além de beneficiar as indústrias envolvidas, ainda traz um impacto positivo para o meio ambiente, tendo em vista a redestinação desses resíduos”, comenta.
A analista de negócios do Espaço Empresarial, Angélica Teixeira, afirma que “essa iniciativa valoriza as indústrias sindicalizadas”. “A ação conjunta vai facilitar a destinação dos resíduos para as empresas do setor moveleiro e a obtenção de combustível para as indústrias de cerâmica””, complementa.
Espaço Empresarial
O Espaço Empresarial da FIERN foi criado em 2012, com a finalidade de ser um canal de relacionamento entre o Sistema FIERN, os sindicatos filiados e as empresas industriais. A unidade oferece suporte técnico e institucional para os sindicatos patronais filiados à FIERN, a fim de conceder maior agilidade para a solução de problemas de empresas industriais.
Além disso, gere o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações das Indústrias com objetivo de ajudar empreendedores a encontrarem as linhas de financiamento mais adequadas para seus negócios. Outra iniciativa do Espaço é o Centro Internacional de Negócios (CIN-FIERN), que oferece serviços para empresas iniciarem ou aprimorarem a internacionalização de maneira competitiva e sustentável. Veja a matéria no portal de notícias da FIERN: Sindmóveis-RN e Sindicer-RN debatem parceria entre setores para aproveitamento de resíduos e geração de combustível - FIERN
Comments